sexta-feira, 11 de julho de 2014

Moldagem

A moldagem é um conjunto de procedimentos o qual ira reproduzir em negativo a área moldada.
 Na odontologia a moldagem e um procedimento que tem como finalidade a copia dos elementos dentários e estruturas adjacentes, para confecção de modelos de estudo.


Para que possamos obter esta copia em negativo das estruturas dentarias  o profissional ira selecionar, manipular, inserir o material de moldagem em uma moldeira, posicioná-la na boca do paciente e mantê-la imóvel até a completa reação de polimerização do material e em seguida, removê-la, obtendo o molde que será vazado para obtenção do modelo.

Caracteristicas do material de moldagem ideal.

  • Deve ser atóxico, evitando reações a mucosa durante a moldagem; 
  • Deve identificar os detalhes do molde com exatidão após a polimerização;
  • Tempo de trabalho satisfatório;
  •  Não se deformar ao se removido da boca; 
  • Estabilidade dimensional diante de variações de umidade e temperatura;
  •  Ser compatível com os materiais de modelos, como gessos, revestimentos para modelos, resinas epóxicas metalização, etc;
  •  Não distorcer durante o vasamento do molde; 
  • Ser passível de desinfecção antes do vazamento sem que suas propriedades sejam alteradas.
   Os materiais disponíveis para a moldagem de prótese  são:

  • hidrocolóides Irreversíveis

  •  polissulfetos, 


  • siliconas de condensação 
  • siliconas de adição

  • poliéteres


   Entretanto nenhum deles preenchem  todas as propriedades destacadas  anteriormente devendo o profissional selecionar o material que melhor se adapte a técnica a utilizada.

Para uma boa moldagem, além do material, a execução de uma boa moldagem depende de outros requisitos como: extensão do preparo; término cervical e coroas provisórias corretas, para o obtermos o molde preciso de alguns preparos, deveram utilizar métodos de retração gengival para que o material possa copiar a estruturas do preparo subgengival, o afastamento gengival pode ser feito por meios mecânicos, químicos, mecânicos-químicos e cirúrgicos, atualmente o meio mais utilizado são os meios mecânicos-químicos, em que fios de algodão impregnados com sais de adrenalina são ultilizados, a moldagem com fio retrator pode ser realizada através da moldagem com hidrocoloide reversível através de técnica convencional , técnica mista, e moldagem com siliconas pela técnica do reebasamento e técnica dupla mista.

            Nas moldagens sem o uso dos  fios retratores, e realizado a moldagem com casquetes individuais, como método mecânico de afastamento gengival não traumático, utilizando casquete de resina acrílica com alívio interno e reembasado na região cervical, O reembasamento dos casquetes tem como finalidade conseguir o afastamento mecânico do tecido gengival com resina de boa estabilidade dimensional.


            Após a moldagem e realizado o vazamento com gesso pedra, gesso tipo IV é o mais indicado para a confecção do modelo de trabalho, por possuir características superiores aos demais gesso. Pode ser manipulado com água ou solução endurecedora para aumentar sua resistência. Manipula-se o gesso de forma convencional e, na fase final, esse processo deve ser feito sobre um vibrador para auxiliar na eliminação de bolhas de ar,   nas moldagens com materiais à base de borracha aconselha-se antes do vazamento do gesso, pincelar toda a superfície do molde com um produto umectante  para evita formação de bolhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário